sábado, 20 de junho de 2009

Jornalismo e Mapas - Aqui no Brasil

No Brasil também está cada vez mais comum os sites utilizarem desse recurso para deixar a notícia mais interessante e chamativa para o usuário. O site Agência Brasil é um site de comunicação do governo que disponibiliza notícias, grandes reportagens, coberturas temáticas, além de infográficos e mapas. Alguns exemplos dos mapas que os internautas podem encontrar são: análise dos estádio brasileiros e suas condições de uso para a Copa do Mundo de 2014, as enchentes de Santa Catarina, os dez maiores desmatamentos autuados no Brasil e uma amostra de um projeto de divisão da Bolívia em regiões politicamente autônomas, dentre outros.

No exemplo dos dez maiores desmatamentos autuados no Brasil há exatamente a quantidade de hectares de desmatamento nas maiores reservas florestais desmatadas ilegalmente, localizadas no mapa. Por ser um mapa disponibilizado pelo Google, ele tem os mesmos recursos do Google Maps.


Aqui é possível visualizar o local com maior desmatamento


No site Rota da Reciclagem, o internauta pode visualizar os locais onde existem serviços de reciclagem no país. O usuário digita um local determinado e o site aponta cooperativas, comércios e pontos de entrega voluntária mais próximos. O site é inteiro sobre reciclagem e existe apenas essa opção de mapa.


O intenauta pode ver como é o funcionamento do site logo ao abri-lo



Ao pesquisar a localidade na barra de pesquisa, o mapa dá informações sobre os postos mais próximos de reciclagem. É possível ainda obter mais informações sobre a rota que se deve pegar para chegar até o posto.

O site Wikicrimes faz um mapeamento colaborativo dos crimes que acontecem no país. Ele disponibiliza uma legenda para identificar se o crime foi roubo, furto ou outros, além de denúncia. Além de mapa, satélite, híbrido e terreno, há a opção zonas quentes, regiões que concentram grandes quantidade de crime, de acordo com o site.


Zonas quentes de criminalidade


Ao procurar uma localidade no mapa, o internauta recebe informações sobre o tipo de crime

Ana Luiza Ferreira
Carolina Reis
Inês Amorim
Fernanda Mendes
Fernanda Torquato
Marcela Sia
Paula Resende
Samira Calais

Nenhum comentário:

Postar um comentário