quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jornalismo Móvel: Glossário

- 3G - Tecnologia de terceira geração dos celulares que permite a navegação ou download e upload em rede de alta velocidade

- Wi-Fi - O termo foi escolhido como uma brincadeira com o termo Hi-Fi e pensa-se que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a empresa detentora da marca não reconhece isso. Comumente o termo Wi-Fi é entendido como uma tecnologia de interconexão entre dispositivos sem fios. Para se ter acesso à internet através de Wi-Fi deve-se estar no raio de ação ou área de abrangência de um ponto de acesso (normalmente conhecido por hotspot) ou local público onde opere rede sem fios e usar dispositivo móvel.

- Bluetooth – especificação para áreas de redes pessoais sem fio. Provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames através de uma freqüência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura.

- Smartphones - telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu Sistema Operacional. Tradução - "telefone inteligente". Usualmente possui: capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal e agenda de contatos que utiliza toda a memória disponível no celular (não é limitada a um número fixo de contatos).

- Palmtops – computador de dimensões reduzidas, com grande capacidade computacional e que cumpre as funções de agenda e sistema informático de escritório, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios para acesso a e-mail e internet. Alguns possuem modem, câmera digital, tela colorida.

- Tablets PC - computador pessoal com o formato de um Laptop ou prancheta, que pode ser acessado com o toque de uma caneta especial. Desta maneira, poderá ser usado sem mouse ou teclado.

- SMS – Short Message Service ou Serviço de Mensagem Curta.


- MMS – Multimedia Messaging Service ou Serviço de Mensagem Multimídia – evolução do SMS, não mais limitado a 160 caracteres, podem ter audiovisual e imagens.

- Geotagging – “Localismo” - geolocalização via GPS nas notícias, ajudando a compreensão da informação em seu espaço físico. Cria uma relação mais próxima entre espaço urbano, o jornalismo e a produção da notícia.

- Instantaneidade intensiva - necessidade do jornalismo atual de produção da notícia primeiro ou com exclusividade, o que demanda uma velocidade maior no fluxo de produção, o que é proporcionado pela internet.

- Live streaming - condição que as novas tecnologias possibilitam para a produção e transmissão de vídeo ou áudio em tempo real e de forma contínua. a produção da notícia.

- Microblog - publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário.

- Moblog – fusão dos termos mobile+blog, ou seja, blog que permite atualização através de dispositivos móveis.

- MoJo – mobile journalist – Jornalista móvel

- Ubiqüidade ou pervasividade – resultado do avanço acelerado da tecnologia computacional, uma tendência a dotar qualquer produto feito pelo homem com hardware e software.


- QR Code – Quick Response Code


Matriz ou “código de barras” bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave em 1994. Seu nome vem da possibilidade de ser interpretado rapidamente, até mesmo com imagens de baixa resolução, como as feitas por câmeras digitais de celulares.


Bastante popular no Japão, Estados Unidos e Europa o QR Code é uma espécie de substituto dos códigos de barra das embalagens. A vantagem é que vai além e visualiza outros formatos. Munido de um celular com câmera e um aplicativo específico que possa ler o código através da lente, pode-se ter acesso a informações complementares na tela do dispositivo móvel como vídeos, fotos, áudios ou textos.

O QR Code foi criado inicialmente para catalogar diferentes partes na construção de veículos, e hoje é usado no gerenciamento de uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares, endereços, URLs e informações pessoais detalhadas, como em cartões de visitas, facilitando a inserção dessas informações em bancos de dados e dispositivos móveis.

De acordo com a empresa criadora, "QR Code é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada." A capacidade de armazenamento de dados é apontada como 7.089 caracteres para dados numéricos, 4.296 para alfanuméricos e 2.953 para binário (8 bits).

No Brasil, além do jornal A Tarde, de Salvador, se tem notícias da utilização do código na revista Viagem, da editora Abril, no programa de TV Urbano, do canal Multishow e no site da banda Falcatrua, de Belo Horizonte.

No Canadá, o jornal National Post passou a utilizar o código de barras 2D ScanLife, semelhante ao QR Code e com as mesmas funcionalidades. A única diferença é que o código não é aberto e a patente é exercida.


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