sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reportagem Multimídia: Onde buscar mais informações?

Livros Modelos de jornalismo digital - organização de Elias Machado e Marcos Palácio: compilação de artigos sobre produtos, modelos e teorias do jornalismo digital, dentre eles a reportagem multimídia. Tecnologias da inteligência - Pierre Lévy: modelos teóricos sobre a nova forma de comunicação virtual, o livre torna-se bastante útil para se compreender como as pessoas se relacionam na web e, consequentemente, estabelecer os padrões que guiarão a produção de conteúdo multimídia. Guia de estilo web - Luciana Moherdaui: além de traçar um breve panorama sobre o surgimento da web e o avanço do jornalismo online, o livro oferece algumas técnicas para publicação de conteúdo web.
Artigos
Características do noticiário web, consideações sobre modelos narrativos - Beatriz Ribas: explanação sobre os conceitos gerais que norteiam a produção de notícias para web, o artigo pode ser lido por iniciantes no assunto para que obtenham uma breve introdução do tema.

A reportagem multimídia do Clarin – Egle Spinelli e Daniela Tamos : estudo de caso sobre a reportagem multimídia produzida pelo jornal El Clarín. Para isso apresenta modelos de jornalismo web e conceitos importantes para a utilização de recursos multimídia aplicados ao jornalismo.

O jornalista multimedia do século XXI – Anabela Gradim: a discussão tão pertinente no meio acadêmico apresenta como é imaginado o jornalista multimídia, seus impasses e dilema.

Site

Linha do tempo (avanço da web) - em inglês: para saber um pouco mais sobre as pessoas que proporcionaram o surgimento dos recursos multimídia e compreender os processos que se desenvolveram para que a web chegasse ao que é. Tudo apresentado em estilo multimídia, com muita interatividade.

Grupo:
Ana Maria Pereira
Bárbara Gergeheimer
Débora Antunes
Felipe Menicucci
Gianini Hartback
Manuella Resende
Talita Aquino
José Timóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário