O aparecimento de novas formas de jornalismo, principalmente os que usam a web como plataforma, permitiram o surgimento da reportagem multimídia, que explora os seguintes conceitos: interatividade, hipertextualidade, multimidialidade, personalização, atualização contínua e memória. A reportagem multimídia adquire um caráter documental, que reúne recortes da realidade, com um tratamento criativo, narrado através de um fluxo lógico de informações. O web documentário oferece ao usuário uma estrutura multidimensional de informações, e permite ao usuário novos tipos de experiência, em que, através da interatividade, ele pode ter um contato mais direto com as várias narrativas feitas pelo autor, podendo escolher a ordem de leitura. Dessa forma, Ribas (2003) caracteriza o seguinte: “o web documentário organiza as informações de maneira a oferecer níveis de aprofundamento e interatividade ao receptor, sem a predominância de um formato sobre outro” . Assim, o web documentário e a reportagem multimídia estão em constante modificação, pois são obras abertas, passíveis de interpretações diferentes do autor e dos receptores. Para a realização de uma reportagem multimídia, é necessário estruturar uma Arquitetura da Informação, que possa guiar o usuário final e interagir com ele, oferecendo níveis diferentes de informação. Atualmente o Brasil é um grande produtor de conteúdo multimídia, o que se justifica até pela alta presença de leitores de jornalismo online, em maior número do que nos Estados Unidos. Aqui o webjornalismo começou a ganhar força a partir de iniciativas isoladas, sendo que o Jornal do Brasil foi o primeiro a produzir conteúdo exclusivamente para a web e hoje em dia já se pode observar um uso massivo do recurso, com a produção de reportagens de altíssima qualidade, como o caso do Jornal Zero Hora e outras empresas de comunicação. No exterior também há bons exemplos de utilização das reportagens multimídias, além disso, o desenvolvimento da área é tão grande que em 1999 teve início o Simpósio de Jornalismo Online, que se utiliza dos recursos multimídias não só como tema, mas também como forma de cobertura do evento. Não é fácil encontrar tutorias para a preparação de uma reportagem multimídia, mas alguns guias auxiliam a entender o seu processo de produção. A pesquisa também é importante, pois é a partir dela que essas informações são colhidas. O conteúdo pode – e deve – ser variado, incluindo vídeos, áudios e imagens. Cabe ao projeto gráfico organizar esse conteúdo, favorecendo a navegação do usuário.
Grupo:
Ana Maria Pereira
Bárbara Gergeheimer
Débora Antunes
Felipe Menicucci
Gianini Hartback
Manuella Resende
Talita Aquino
José Timóteo
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