sexta-feira, 26 de junho de 2009

NewsGames: Experiências no Exterior

  • Food Import Folly
Este newsgame não possui um objetivo de informar um fato apenas, mas de evidenciar a visão do jornal, neste caso, do The New York Times. As informações jornalísticas se encontram no início do jogo . Há um tutorial ensinando como jogar. Há também uma aba com todos os artigos publicados pelo jornal, relacionados com um determinado tema.

O fato jornalístico que do newsgame em questão é sobre a importação de comida para os Estados Unidos: nesse caso, o jornal critica a F.D.A, que devido ao alto crescimento nos níveis de importação, e a redução de inspetores, não tem conseguido vistoriar todo alimento que chega ao país em questão; Os riscos alegados é que sem essas vistorias o país pode ser contaminado através da comida.
Não muito diferente da realidade, o jogador deve colocar inspetores nas entradas do país, treinar novos inspetores, quando possível, sendo que o objetivo do jogo é não deixar entrar alimentos sem a vistoria do inspetor, e quanto mais produtos alimentícios você fiscalizar, mais pontos você ganha. Talvez o que chama mais atenção no jogo, é o ritmo frenético das importações, que crescem a cada ano, assim como na vida real, dando a “experiência”, de como é difícil para a F.D.A vistoriar.

Outras experiências no exterior:

Os responsáveis por este trabalho são: Agnaldo Montesso, Fernanda Couto, Gisele Nishiyama, José Tarcísio Filho, Luciana Melo, Lúcio Érico, Mário Vítor Filho, Sabrina Areias

Nenhum comentário:

Postar um comentário