sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reportagem Multimídia: Simpósio Internacional de Jornalismo Online

O Simpósio Internacional de Jornalismo Online é um evento anual que teve início em 1999 e que acontece normalmente no mês de abril na Universidade do Texas, em Austin, no Texas. O objetivo é reunir editores, produtores, executivos e acadêmicos de todo o país e também do mundo, para discutir a evolução do Jornalismo Online.

Na nona edição do Simpósio, realizada nos dias 03 e 04 de abril de 2008, representantes de diversos jornais como o El Tiempo, da Colômbia; o Miami Herald, o aWallStreatJournl e o New York Times, dos Estados Unidos; e o Daily Telegraph, da Inglaterra, apresentaram como tem sido a implementação de um rotina de produção diferenciada, marcada por um estrutura mais flexível, pelos efeitos da audiência na construção das notícias, pela relação entre multimídia e interatividade, etc.

Durante o evento, alunos da disciplina Jornalismo Multimídia, ministrada pelo professor Rosental Calmon Alves e oferecida no Mestrado da Universidade do Texas, realizaram a cobertura do evento, tendo em vista os moldes de uma reportagem multimídia. No site do Simpósio, direcionando no menu o ano de 2008, é possível encontrar a programação completa do encontro, pequenos vídeos sobre cada palestra, vídeos maiores com as palestras na íntegra, slides e papers disponibilizados em pdf. Todo o evento foi transmitido ao vivo.

Além disso, o Simpósio tem um endereço de blog e está presente no twitter, no flickr (onde são colocadas as fotos), no youtube (onde estão pequenos vídeos com as coberturas do evento e entrevistas exclusivas) e no delicious.


Grupo:
Ana Maria Pereira
Bárbara Gergeheimer
Débora Antunes
Felipe Menicucci
Gianini Hartback
Manuella Resende
Talita Aquino
José Timóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário