quinta-feira, 25 de junho de 2009

Infográficos: como fazer?

De acordo com uma palestra de Nizan Guanaes, renomado publicitário, as publicidades, desdobrando-se aí para os infográficos, devem ser simples. Para isso explicar esse conceito ele utiliza-se da seguinte metáfora: “imagine que você tem 5 bolinhas de tênis e joga em cima de uma pessoa. No susto, a probabilidade dela não pegar nenhuma é muito grande. Mas se você joga apenas uma, ela pegará com certeza. É o tipo de idéia que cai como uma luva para a realidade dos diários”.

Desse modo, postula–se que a simplicidade deve ser uma aliada quando se pensa em infografia, sendo que é mais interessante só mostrar, com um simples zoom, o que causou o acidente no teleférico, do que colocar imagens espetaculares em 3D.

Portanto, para se construir um infográfico é necessário passar por seis etapas:

  • Primeira: Concentre-se na idéia. Ela tem que acrescentar reforçar e/ou facilitar a visualização do assunto, fazer a história ficar mais atraente e relevante e a imagem escolhida deve simplificar a compreensão.
  • Segundo: Planeje. Ele deve ser detalhado, permitindo que o artista e os editores possam visualizar todo o projeto de maneira mais efetiva, antecipando erros e pensando na página como um todo.
  • Terceiro: Investigue. O infografista deve buscar informações confiáveis para o seu texto, caso o repórter já não as tenha.
  • Quarto: Conteúdo. O conteúdo do infográfico tem que ser claro e objetivo, sem dados
  • Quinto: Edição de texto. Esta deve ser uma etapa, em que presta muita atenção nos textos e nos títulos. Além disso, não pode ser feita de última hora, já que corrigir um infográfico é muito demorado.
  • Sexto: O infográfico na página. A sua disposição na página deve ser bem pensada para que a arte não competir com as imagens. A hierarquia visual deve levar em conta o conteúdo, privilegiando o info, a foto ou o texto.

Com relação ao texto, prime pela clareza e objetividade, e, agrupe as informações similares em um mesmo subtítulo, para que o leitor vá direto ao que interessa. É importante também se o texto tiver vários blocos, que eles sejam do mesmo tamanho, para que a arte fique mais bonita. Já os títulos devem primar pela coerência com as imagens que eles retratam e com as informações que se seguem para que seja facilitada a compreensão por parte do leitor.

Infografia passo-a-passo: http://www.scribd.com/doc/8405929/Infografia-Passo-a-Passo-por-Mario-Kanno.

Veja como o Portal G1 produz seus infográficos: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL106298-6174,00.html

No vídeo a seguir o editor da Super Interessante mostra como a revista faz seus infográficos:


Grupo: Ana Paula Nunes , Débora Bravo,Gabriele Maciel, Mariana Andrade, Maristella Paiva e Mônica Bento - estudantes do 7º Período do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário