quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jornalismo Móvel: Tutoriais a partir dos aplicativos online

Aplicativos/gadgets que permitem fazer transmissões ao vivo pelo celular:


Qik

É considerado o mais conhecido desses serviços e um dos mais estáveis para transmissão, além de não precisar de maiores configurações. É gratuito e possui interface agradável, tanto no celular, para quem transmite, quanto no PC, para quem assiste. É só cadastrar o celular no site que a ferramenta envia um sms para que se possa baixar o aplicativo necessário no aparelho celular. Permite integração com o Twitter para avisar a sua audiência online do início da transmissão e possui geotagging, que indica a localização de onde a transmissão está sendo feita. Utilizado por: rede BBC, revista Variety, portal espanhol ADN, portal The Huffington Post e pelo canal C-SPAN, que flagrou um protesto do lado de fora da convenção nacional do Partido Democrata dos EUA que as tevês não mostraram.

Kyte.tv

Permite transmissões ao vivo através de celulares e possui versão em português para aparelhos com plataforma S60. Utilizado pela KLAS-TV, de Las Vegas, afiliada da CBS, que enviou estudantes de jornalismo para cobrir a convenção nacional do Partido Democrata dos EUA, transmitindo ao vivo direto de aparelhos Nokia N95.

Bambuser

Permite a fácil configuração do tamanho de exibição do vídeo e da luminosidade, através de indicação à ferramenta se a gravação está sendo realizada em ambiente aberto ou fechado. Além de possibilitar a quem assiste baixar os vídeos em formato flv após o término da transmissão, permite ao quem transmite a escolha de gravar ou não o vídeo transmitido. É suportado em 128 tipos diferentes de aparelhos celulares.

UStream

Permite transmitir ao vivo de um iPhone ou Nokia com plataforma S60.

Live Yahoo!

Essa ferramenta do Yahoo! permite transmissão ao vivo e gratuita em streaming de mensagens de voz, textos, fotos e vídeos através de câmeras USB.

Flixwagon

De acordo com testes, é um dos que roda de forma mais leve no celular. Possui geotagging, permite avisar a audiência online via Twitter que a transmissão foi iniciada e possui widget que permite colocar os vídeos em seu blog, além de possibilitar a escolha de transmissão pública, apenas para seus contatos ou apenas pessoal, para posterior arquivamento.

Silverlight

Ferramenta da Microsoft para transmissões ao vivo em streaming, o Silverlight foi utilizado pela NBC para fazer transmissões dos Jogos Olímpicos de Pequim e pela CBS para transmissão do March Madness, uma série de jogos de basquete. Nas últimas eleições dos EUA a Microsoft disponibilizou canal para transmissões ao vivo através de aparelhos celulares, o que deve ser uma das novas apostas da empresa.

Movino

Através de 3G ou Wi-Fi, é possível transmitir vídeos ao vivo do celular com plataforma S60 para sites, ou através de Bluetooth usá-lo como webcam para Mac OS X. Gratuito e com código aberto.

Procaster

Ferramenta gratuita que permite transmissão em livestream a partir de filmadora, de webcam, da tela do computador ou do videogame. Possibilita a interação através de chats, envio direto para postagem em blog ou site e avisar sua audiência através do Twitter. É possível configurar o aplicativo para ajustes de qualidade de vídeo – de baixa HD.

Justin.TV


CoverItLive

Nenhum comentário:

Postar um comentário