quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jornalismo Móvel

O jornalismo móvel é uma tendência mundial que vem crescendo com advento da tecnologia 3G. Tecnicamente, as reportagens ao vivo são veiculadas em real-time video streaming, um tipo de transmissão de dados que permite que o vídeo que está sendo captado na fonte seja disponibilizado pela Internet ao mesmo tempo em que está sendo produzido. Na modalidade, o repórter faz uso de aparelho celular com câmera embutida que, através de conexão 3G, envia os dados ao servidor. Essa é a definição clássica dada pelo site Jornalistas da Web. Nos casos acima, existem exemplos fora e dentro do Brasil.

Como pudemos perceber, a proliferação de conexões sem fio e de tecnologias móveis digitais avançadas fizeram surgir as discussões sobre uma nova forma de jornalismo através de tecnologias como: Wi-Fi, WiMax, Bluetooth, 3G, 4G, celulares, smartphones, palmtops, notebooks, tablets PC, câmeras digitais e similares. A instantaneidade que servia apenas para disponibilizar textos jornalísticos passa a atuar em outras frentes. As redes de alta velocidade e a tecnologia 3G dos celulares possibilitam a transmissão não só de textos, mas principalmente de vídeos, áudio e fotos.

A mudança mais clara para o jornalismo está no fato de que os conceitos do contexto informacional estão no âmbito das ferramentas que propiciam maior mobilidade física e comunicacional e possibilita a geração de conteúdo em situação de instantaneidade mais potencializada. Para isso podem ser utilizadas algumas ferramentas de uso simples como o site Qik. Dentro da própria Internet, há vários sites e blogs que tratam do tema.


Se você se interessa por esta área tecnológica, não deixe de conferir o post sobre Jornalismo Multimídia.


Equipe de trabalho: Diego Abdou, Felipe Pedroza, Filipe Domingues, Joséllio Carvalho, Pablo Pereira, Tatiana Duarte e Vagner Ribeiro. Todos são alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário