sexta-feira, 26 de junho de 2009

News Games: e aqui Brasil parte 1

  • Eleições nos EUA
O site G1 disponibiliza diversos NewsGames. Geralmente eles têm como gancho algum acontecimento factual, e assim, aproveitam para abordar um histórico. Um exemplo é sobre as eleições dos Estados Unidos, lançado no dia 30 de janeiro de 2009. Antes e durante o Quiz, o internauta pode obter ajudar através de uma “colinha”. Nesta página há informações sintetizadas sobre os acontecimentos e o funcionamento das eleições norte americanas. O objetivo é contextualizar a pessoa que não tem informações básicas sobre o assunto.
Antes de iniciar o jogo, o G1 provoca o leitor: “Você sabe onde Obama nasceu?”; “O G1 quer testar os seus conhecimentos sobre as eleições dos Estados Unidos”. Ao começar o jogo, são feitas perguntas com quatro opções de resposta. Independente do acerto ou erro, após cada resposta uma imagem relacionada ao tema da pergunta aparece e um link é disponibilizado para obter mais informações. No caso, em uma das etapas é questionado de qual Estado Hillary Clinton era senadora. Após a resposta do internauta, ele poderia ver o perfil completo da ex-candidata a presidência dos EUA. Ao terminar as dez questões, aparece o número total de erros e acertos como uma frase de parabenização ou crítica.
O que se percebe nos news games do portal G1, é que eles além de disponibilizar o jogo, também oferecem conteúdos relacionados para que a pessoa possa se informar melhor sobre o assunto, e é claro, continue navegando pelo site.

  • Desafio dos Craques
O jogo informativo é disponibilizado pelo site estadão.com.br. O formato é interessante, se assemelhando muito ao método de cartas. O internauta joga contra o “computador”, cada um começa com 23 cartas. Em cada uma tem o perfil do desempenho de um jogador de futebol, no total, nove dados são disponibilizados. O objetivo é que quem esteja jogando escolha o número em que o jogador em questão tenha mais vantagens em relação a carta que está com o adversário. Por exemplo: o internauta está com a carta do Zico que possui 249 jogos, caso o computador tenha a carta do Keirrison, que possui só 31 jogos, o internauta ganhará a carta do computador. Quem ganhar todas as cartas do jogo é o vencedor.

O tema do newsgame é o futebol com foco no Brasileirão. Jogadores de todas as épocas são colocados em questão, desde Zico até Ronaldo. O formato é interessante, diferente dos demais que se assemelham a um quiz. O único problema desse jogo é o fato de não possuir links para que o internauta possa ler mais sobre o assunto, as únicas notícias disponíveis são as factuais, que ficam no espaço de “últimas notícias”, sendo que muitas delas não são relacionadas com o futebol e muito menos com o campeonato brasileirão.
O jogo pode acessado em:

  • Ajude Barack Obama assumir a presidência
O jogo, que foi disponibilizado pelo portal Uol em 16 de janeiro de 2009, é baseado em um quiz de perguntas e respostas. O objetivo é responder, e acertar, nove perguntas para que Barack Obama possa tomar a sua posse. A cada acerto, o atual presidente dos EUA pula uma urna. Caso o internauta erre, ele pode tentar de novo sem nenhuma perda, ou até pedir uma dica disponibilizada no canto superior da tela. Um fato interessante, é que logo após cada acerto, é contada alguma informação sobre o modo como é realizada a posse dos presidentes norte-americanos, além de algumas curiosidades sobre a história da política deste país. Quando o jogador erra, aparece o McCain fazendo um sinal negativo. Ao terminar o ciclo de perguntas, o game parabeniza dizendo que “você ajudou Obama a tomar posse”.


O jogo é bastante informativo, são exibidas muitas curiosidades difíceis de serem encontradas em um jornal, por exemplo. As perguntas são focadas em Obama e nas pessoas/acontecimentos que se relacionam com a sua corrida presidencial. Caso o internauta queria saber mais sobre o assunto, é disponibilizado um link que direciona para uma página com um especial sobre a posse do presidente.

Os responsáveis por este trabalho são: Agnaldo Montesso, Fernanda Couto, Gisele Nishiyama, José Tarcísio Filho, Luciana Melo, Lúcio Érico, Mário Vítor Filho, Sabrina Areias

Nenhum comentário:

Postar um comentário