sábado, 20 de junho de 2009

Jornalismo e Mapas - Como criar um mapa

Através de uma conta no Google, é possível criar um mapa sobre qualquer assunto que o Internauta desejar abordar. E isso é muito simples. Veja abaixo:

1. Identifique as notícias que você quer mapear
O primeiro passo é pesquisar e escolher o assunto a ser mapeado, dados ou informações que gerem interesse.

2. Extraia as informações/ dados
Descubra os dados acerca da notícia e faça uma planilha com os mesmos, a fim de clarear e agrupar informações, quando for necessário.

3. Localize as informações no mapa
Para essa e as outras etapas é preciso ter uma conta no Google. Localize os pontos onde ocorrem os fatos a serem mapeados. Uma busca no Google ajuda nessa fase.

4. Crie o seu mapa e salve o local
Após estar “logado” no Google, entre em Mapas, clique em “Meus mapas”, depois clique em “criar novos mapas”.


Com uma conta no Google, você pode começar a criar um mapa clicando em "Meus Mapas"

Coloque o título e a descrição do assunto que o mapa irá tratar. Clique em “pronto”. Clique agora em “editar”, ferramentas de edição aparecerão no lado esquerdo superior do mapa. Depois defina se você quer que o mapa seja público – que todos possam ter acesso a ele - ou reservado - compartilhado somente com pessoas que têm o URL do mapa. Isso pode ser feito no canto esquerdo inferior da página.

Existe a opção em deixar o conteúdo publicado ao acesso de todos, escolhendo a opção "Público" ou com acesso apenas para aqueles que possuem a URL do mapa (opção "Não-listado")


5. Edite os dados dos pontos.
Nessa fase, coloque as informações de cada ponto do mapa. Para colocar os pontos clique em “adicionar marcador de lugar” no canto esquerdo superior do mapa. Edite o título e as informações do lugar.

Crie um título referente ao seu conteúdo


É possível colocar diferentes tipos de marcadores, assim como criar um marcador personalizado

Para colocar links no texto do marcador clique em “editar HTML”. Quando estiver pronto clique em “Ok”, que as informações serão salvas automaticamente.

Também é possível desenhar linhas, traçá-las ao longo de estradas e desenhar polígonos que se ligam e formam áreas demarcadas. Outras informações importantes não podem ser esquecidas. Para “linkar” o mapa em um site ou blog clique na palavra “link”, no canto direito do mapa e copie o código de "embed".

Através dessa ferramenta o mapa pode ser "linkado" com outro conteúdo, complementando um fato ou notícia

Ao clicar com o botão direito em um ponto de referência é possível ver suas propriedades, excluí-lo, saber como chegar até ele partindo de outro ponto, como chegar a outro ponto partindo dele, desenhar linhas e polígonos e centralizar todo o mapa a partir daquele ponto.


É possível acrescentar fotos, vídeos, informações da Wikipédia e ver imagens de webcams instaladas em várias partes do mundo, com um atraso de 15 minutos. Também é possível colocar um marcador de trânsito que informa se ele está lento ou rápido naquele local. É possível a visualização do mapa com ruas marcadas, com imagens através de satélite e com os contornos dos terrenos. Existe um controle de navegação no lado esquerdo do mapa que permite que o usuário dê mais ou menos zoom na imagem.

Ana Luiza Ferreira
Carolina Reis
Inês Amorim
Fernanda Mendes
Fernanda Torquato
Marcela Sia
Paula Resende
Samira Calais

Nenhum comentário:

Postar um comentário