sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reportagem Multimídia: Entendendo alguns conceitos

Interatividade: o leitor consegue traçar seu próprio caminho de visualização, fazendo parte do processo de construção da notícia da notícia. Através da interatividade, cria-se um canal de troca de informações entre a mensagem e o receptor. Neste processo, ele escolhe quais elementos que ver, fazendo com que cada leitura seja única. Multimidialidade: concentração de diversos formatos em um único meio, assim, a reportagem multimídia consegue associar textos, áudios, vídeos e imagens. Isto é possível graças ao ambiente web que permite uma ampla convergência midiática. Memória: no webjornalismo a memória é, ao mesmo tempo, múltipla, instantânea e cumulativa. O que proporciona um rápido acúmulo de conteúdos. Hipertexto: são textos, ou bloco de palavras, que direcionam para outros conteúdos, permitindo um fluxo não linear de informações. Personalização: a informação personalizada é oferecida ao usuário de vários modos, pois cada leitor é tratado de forma individual ao poder escolher uma forma de apresentação de página, tipos de informações que se deseja receber e etc. Este não é um recurso específico da reportagem multimídia e sim do ambiente web no geral, assim como os demais também podem ser encontrados em outros produtos web. Público: as reportagens multimídias atingem três tipos diferentes de público, os scanners, que somente passam o olho pela página e buscam captar as idéias principais; os multimídia, que se utilizam de vídeos, imagens e sons como principal fonte de informação; e os de informações específicas, ou seja, aqueles que se detêm na leitura do material. Portanto, para a construção de uma boa reportagem, deve-se pensar em estratégias que satisfaçam a todos estes públicos.

Grupo:
Ana Maria Pereira
Bárbara Gergeheimer
Débora Antunes
Felipe Menicucci
Gianini Hartback
Manuella Resende
Talita Aquino
José Timóteo

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