terça-feira, 23 de junho de 2009

Jornalismo e Mapas

O Jornalismo para multimídia, característico por apresentar textos condizentes com a velocidade que o veículo apresenta, tem a possibilidade de adicionar conteúdos dinâmicos e complementares do texto. Tudo isso é possível graças a sua multimidialidade; vídeos, recursos sonoros e gráficos são comumente utilizados a fim de aprofundar e tornar o assunto mais interessante ao internauta.

Um dos recursos utilizados para garantir profundidade ao relato do fato é o mapa. O mapeamento serve como uma ilustração do que o texto aborda. Mais ainda, é uma forma de deixar os textos de internet mais ricos e com profundidade. Um exemplo de como esse recurso é benéfico ao jornalismo e ao internauta é o utilizado pelo jornal online estadunidense Washington Post. O site utiliza o recurso de mapas para complementar seus relatos, e também como uma forma de busca de notícias a partir de um mapeamento, de local e horário. Veja no post Jornalismo e Mapas - E lá fora? mais detalhes sobre esse exemplo.

Além disso, a facilidade em criar um mapa permite que o internauta exerça outra característica da multimídia, a colaboração. Além de sites que contam com o internauta na produção de conteúdo, como ocorre no site colaborativo Wikicrimes, o qual faz um mapeamento de pontos de criminalidade com a ajuda do internauta . Você também pode conferir esse e outros exemplos no post Jornalismo e Mapas - Aqui nho Brasil.

E como criar um mapa é fácil, como é mostrado pelo tutorial nesse mesmo blog, o próprio internauta pode criar um, colocar informações nele e linká-lo para um blog, por exemplo. Confira também no post Onde Mapear sites onde você pode fazer um mapeamento.

Ana Luiza Ferreira
Carolina Reis
Inês Amorim
Fernanda Mendes
Fernanda Torquato
Marcela Sia
Paula Resende
Samira Calais

Nenhum comentário:

Postar um comentário