quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jornalismo Móvel: Exemplos no exterior

De acordo com a ComScore, em agosto de 2008, 6.5 milhões de pessoas assistiram a transmissões feitas com o celular, enquanto o Youtube teve uma audiência de 71 milhões no mesmo período.


Revista Variety

Considerada o primeiro grande veículo de comunicação a utilizar a ferramenta Qik, aparentemente a partir de julho de 2008, a revista é o segundo usuário com maior número de acessos aos seus vídeos nessa ferramenta.
As possibilidades de transmissão do Qik foram utilizadas em diversas oportunidades, como dentro de uma sala de cinema na pré-estréia do filme Speed Racer e em uma entrevista com Woody Allen durante um almoço no Festival de Cannes.


Portal espanhol ADN
O portal teria começado a realizar transmissões ao vivo pelo celular através da ferramenta Qik em junho de 2008, na final da Eurocopa, para transmitir a reação dos torcedores nas ruas com a vitória da seleção espanhola.


Rede BBC

A última eleição dos EUA foi apontada como uma grande vitrine para a exibição e experimentação de novas tecnologias para cobertura jornalística. As transmissões móveis ao vivo foram apontadas como as grandes sensações da cobertura, ocasião na qual a rede BBC passou a utilizar a ferramenta Qik para tais transmissões via celular.
A logística utilizada pela BBC prevê que o material bruto seja publicado diretamente no perfil da emissora no Qik sendo posteriormente editado para postagem no site da emissora.



Agência Reuters

Desde 2007 a agência internacional de notícias fechou parceria com a Nokia para que esta fornecesse-lhe um kit móvel para jornalistas, composto por celular com câmera, microfone, iluminação, tripé, monitor, teclado retrátil, câmera de vídeo e outros acessórios.
De acordo com o site Journalism.co.uk, a cobertura móvel foi ainda mais impulsionada na Reuters por ocasião das convenções dos partidos Republicano e Democrata para as últimas eleições dos EUA, a partir de agosto de 2008.
Além do celular Nokia N95, a agência passou a utilizar também a câmera Flip, que funciona com pilhas AA, faz uploads automáticos para o YouTube e possui 2GB de memória. A intenção é que os vídeos sejam feitos necessitando do mínimo de edição possível.


Revista Newsweek


Unicef

Pensando em poder prestar auxílio às vítimas de grandes tragédias naturais como terremotos, furacões e tsunamis, o Unicef está desenvolvendo um sistema de comunicação móvel chamado Bee.
O sistema, baseado em redes Wi-Fi, de celular e de rádio, permitiria que a Divisão de Comunicações do Unicef restabelecesse ao menos comunicação de emergência nas regiões afetadas, dada a facilidade de transporte e utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário