sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reportagem Multimídia: As experiências brasileiras

A utilização dos recursos multimídia no Brasil encontra-se dividida em dois grandes eixos: matérias em vídeo e grandes reportagens que seguem uma estrutura baseada na de um site. Embora muitos jornais já se utilizem deste modelo, ainda há uma limitação por parte dos veículos tradicionais.
O Estado de São Paulo, por exemplo, possui em seu site uma seção destinada apenas as reportagens multimídias, no entanto, estas matérias não são tão exploradas quanto poderiam. Alguns exemplos dessa abordagem simplificada são as reportagens sobre o Festival de Cannes e o caso do vôo da Air France.
Algumas vezes o recurso, apesar de tratado como matéria, fica mais próximo do infográfico do que de uma reportagem multimídia. O jornal Folha de São Paulo mostra-se ainda mais atrasado do que o Estadão, pois em seu conteúdo foi encontrada apenas uma reportagem multimídia, produzida pelos trainnes do Grupo Folha.
A matéria trata de uma reunião que culminou no golpe final da ditadura, o AI-5, e foi muito bem produzida, contando com diversos áudios e uma boa interatividade. Mas, infelizmente, a presença de apenas uma matéria deixa a desejar em relação a utilização dos recursos em questão. Mas o setor tem-se mostrado em crescimento devido à experimentação daqueles que estão descontentes com as formas tradicionais do jornalismo.
Alunos de universidades e mesmos profissionais já consolidados vêem na reportagem multimídia um novo formato, mais promissor para o atual mercado. O grupo Garapa é um dos casos de descontentamento com o mercado. Ele surgiu a partir da conversa de um grupo de jornalistas da Folha de São Paulo que estavam descontentes com a prática jornalísticas.
A partir daí, o grupo produziu, entre muitos outros formatos, várias reportagens multimídias. Basta acessar a seção do blog para se ter uma idéia de seu acervo. Já no meio acadêmico, o maior destaque é dos alunos do ECA-USP que produziram a reportagem multimídia Ambulantes no Trem. Toda feita em flash, a reportagem narra a situação dos vendedores ambulantes que circulam os metrôs da capital paulista, além de traçar um panorama da realidade social vivida por eles. O único pecado da matéria foi não ter aproveitado de modo mais eficiente o Blog, que ficou restrito as informações sobre o que o grupo foi fazer em cada dia e não abordou relatos mais contundentes da profissão do jornalista associada à multimídia.
Outro destaque no que tange a produção de reportagens multimídia é a Agência Brasil. Ligada ao governo brasileiro, a Agência tem um grande número de reportagens, de altíssima qualidade, tratando de temas que afetam a realidade do Brasil, tais como o aborto e o consumo consciente. Além disso, eles são os produtores de uma reportagem multimídia que conseguiu alcançar recordes de exibição, a Bon Bagay Haiti.
Os colaboradores da Agência Brasil ainda disponibilizaram em seus blogs alguns detalhes sobre o making off desta reportagem. Salientando a presença de uma equipe multimídia que é de fundamental importância para a boa execução da matéria.
O que se pode notar de um modo geral nas reportagens multimídia brasileiras é que há um privilégio dos temas não factuais. O melhor exemplo de reportagem multimídia brasileira encontrada pelo grupo foi a produzida pelo jornal gaúcho Zero Hora, tratando sobre o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, aliás, o jornal tem uma boa atuação na produção multimídia, valendo como um exemplo a parte.

Grupo:
Ana Maria Pereira
Bárbara Gergeheimer
Débora Antunes
Felipe Menicucci
Gianini Hartback
Manuella Resende
Talita Aquino
José Timóteo

Um comentário:

  1. A reportagem multimídia "Ambulantes no trem" não foi feita pelos alunos da ECa, mas sim pelos alunos da Universidade Anhembi Morumbi.

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