quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jornalismo Móvel: Exemplos no Brasil

Experiências de filmagem com celular: - Beep (2004) – curta-metragem de Giuliano Chiaradia; - Gordo Viaja – programa da MTV filmado com 4 Nokia N95; - Nada Original – clipe do Pato Fu filmado com dois celulares, dirigido por Rodolfo Nakakubo e Giuliano Chiaradia; - O Retorno de Saturno – clipe do Detonautas filmado apenas com celular, dirigido por Giuliano Chiaradia. - Retrato Celular – série do Multishow, com direção de Andrucha Waddington, gravado quase que inteiramente através de celulares por 24 jovens de 4 capitais brasileiras.


No jornalismo brasileiro:
Repórter Celular (TV Alterosa, afiliada do SBT) Pioneiro na tevê brasileira (2005) programa utilizava 18 celulares da Sony Ericsson (divididos entre as sucursais da emissora). Fruto de parceria com a Telemig Celular que, além dos aparelhos, forneceu suporte técnico e desenvolveu software exclusivo. Todos os repórteres de rua carregavam um aparelho e enviavam os vídeos via e-mail, através do próprio celular quando existia sinal da operadora parceira no local, e depois de aproximadamente 15 minutos já estavam prontos para irem ao ar. Repórteres receberam treinamento sobre envio de imagens à emissora, enquadramento e não-realização de movimentos bruscos durante a filmagem. Benny Cohen, editor geral de jornalismo da TV Alterosa, em chat do Comunique-se, em 01/06/2005: “O Repórter Celular é uma parceria entre a TV Alterosa e a Telemig Celular. A operadora de telefonia nos forneceu aparelhos modernos, com câmeras de vídeo, mais o suporte técnico. Cada repórter de rua carrega um aparelho desses e pode transmitir, por e-mail, de qualquer lugar onde haja cobertura de sinal, flashes para a programação ou para os telejornais. A vantagem é que, em muito menos tempo do que uma emissora leva normalmente, a TV Alterosa pode receber notícias e dar as informações em primeira mão. Há casos como uma manifestação recente que aconteceu em Medina, no norte do Estado, onde a população fechou uma rodovia para protestar contra o péssimo estado da pista. Antigamente, nós só teríamos as imagens no dia seguinte. Dessa vez, colocamos o flash no ar cerca de meia-hora depois do fato acontecido. Isso nos deu uma grande mobilidade e rapidez na produção e veiculação de notícias.” “[...], na verdade, as imagens não entram ao vivo. Entram um pouco depois, coisa de 15 minutos, no mínimo, depois. A baixa resolução da imagem se justifica pelo factual. Há um insert na tela avisando: "imagens geradas via GSM Edge Telemig Celular". O telespectador, então, compreende que ele está vendo uma imagem com qualidade inferior ao padrão, mas porque é uma notícia muito importante, ou de última hora. É o mesmo que acontece quando colocamos uma imagem em VHS ou digital de cinegrafista amador, por exemplo. Mas eu tenho certeza de que a qualidade da imagem irá, gradativamente melhorar, porque os avanços tecnológicos nessa área têm sido enormes e muito rápidos.”

Notícia Celular (TV Jornal Recife, afiliada do SBT) e JC Online


Pertencentes ao Sistema Jornal do Commercio, que vem se integrando rapidamente à convergência de mídias, a TV Jornal Recife e o portal JC Online vem realizando transmissões ao vivo em streaming com a utilização de celulares há aproximadamente seis meses. Na realização do evento Oi Fashion Music e em um debates para a eleição do ano passado, os repórteres, com celulares 3G Nokia N95, câmeras digitais, notebooks e programas como Qik e CoverItLive, postavam fotos e textos, transmitiam vídeos ao vivo do evento e realizavam enquetes com a participação do público.



Repórter Celular, no Primeiro Jornal (Band)

No Primeiro Jornal, o projeto “Repórter Celular” apresenta imagens ao vivo feitas por repórteres com um aparelho celular N93 da Nokia. Utilizando tecnologia 3G através de um link dedicado, faz uso do aplicativo Movino, que possui linguagem em código aberto. Em bate-papo com Tiago Dória (jornalista e consultor de mídia), o diretor de tecnologia e produção jornalística da Band, com Eduardo Brandini, disse que a emissora optou pelo Movino devido ao baixo delay se comparado com o Qik, aplicativo utilizado pela BBC. De acordo com Tiago Dória, em testes realizados por ele, o Movino travava de vez em quando utilizado com um Nokia N95.


Urblog (Época)


Blog da Revista Época de São Paulo, coordenado pela jornalista Juliana Vilas, publica diariamente vídeos, entrevistas fotos e textos sobre personagens e curiosidades da cidade de São Paulo. Todo o conteúdo de imagens é registrado com um celular Nokia N95 usando uma conexão 3G. De acordo com Alexandre Maron, editor da revista, a intenção é que a repórter saia às ruas munida do aparelho sem nenhuma pauta definida, desenvolvendo as reportagens de acordo com o que for se deparando pela cidade, ou seja, algo que seria impossível a um jornalista que permanece o dia inteiro na redação. A idéia é que num futuro próximo o Urblog passe a fazer transmissões ao vivo de vídeo pelo celular, associando à tecnologia do geotagging. Semelhante à agência de notícias Reuters, a revista fechou uma parceria com a Nokia no fornecimento de “kit mobile para jornalistas”, com celular e teclado retrátil.


Repórter 3G (Jornal Extra)

Desde janeiro de 2009 o jornal Extra desenvolve o projeto Repórter 3G, no qual os repórteres, munidos de celulares com câmera e notebooks, além de realizarem apuração para a versão impressa, produzem textos, áudios, fotos e vídeos e editam e enviam o material diretamente do local da reportagem para a versão online do jornal.


Mobi A Tarde (Jornal A TARDE)


O Jornal A Tarde, de Salvador, possui o portal móvel Mobi A Tarde, desenvolvido para ser acessado por celulares e dispositivos móveis. Além do acesso a conteúdos do portal e das 15 editorias que farão parte do conteúdo que poderá ser recebido em forma de SMS por usuários das operadoras Claro, Vivo e Oi, a R$ 0,10 por mensagem, foram criados também o canal especial Verão, que conterá informações sobre o Carnaval de Salvador. O jornal criou uma equipe específica para produzir conteúdos para aparelhos portáteis, com textos mais curtos que os que aparecem nas versões normais do portal. Essa é mais uma das iniciativas do Grupo A Tarde no que se refere à convergência de mídias, que em dezembro de 2008 já havia sido pioneiro em lançar a primeira iniciativa de utilização da tecnologia QR Code por empresas de comunicação no país. A prova dessa tendência no Grupo é a criação das Coordenadorias de Jornalismo Integrado, de Novos Negócios e de Conteúdo Móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário