Diante das novas tecnológicas e das transformações nos rígidos modelos comunicativos, devemos repensar as linguagens e os modos de atuação das mídias, bem como qual impacto essas modificações trazem ao Jornalismo.
A Internet oferece ao Jornalismo novas maneiras de transmitir informação e, uma delas, é pela Infografia Multimídia, que alia informação e conteúdo a imagens e animação, tornando a informação mais atrativa e pontual.
Entretanto, vale ressaltar que os infográficos não ocupam o lugar do texto, mas sim trazem um complemento para a notícia que se quer mostrar. Desse modo, ele deve ser usado nos seguintes casos:
- Quando não há fotografias, ou elas dizem pouco sobre o fato;
- Quando a noticia encontra-se rodeada de mistério;
- Para dar uma explicação mais minuciosa;
- Apresentar uma sinopse;
- Mostrar o interior de um edifício;
- Quando o acontecimento é um assassinato ou acidente; Informar fenômenos espaciais ou da natureza, etc.
Existem diversos tipos de infográficos, sendo mais comuns os seguintes:
- Por categorias: narrativos, instrutivos, explorativos e simulatórios.
- Por tipo: autônomo e complementar
- Por estado: de atualidade e de memória Por categoria: seqüencial, relacional e espacial.
Nesse blog você vai encontrar os conceitos de infográficos, os exemplos de infográficos, os modos de se produzir um infográfico os programas utilizados para produzi-los, de que forma os infográficos aparecem na na mídia brasileira e nas do exterior e ainda vai contar com links e bibliografias para se adentrar ainda mais nas possibilidades oferecidas pela infografia.
Grupo: Ana Paula Nunes , Débora Bravo,Gabriele Maciel, Mariana Andrade, Maristella Paiva e Mônica Bento - estudantes do 7º Período do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário