quinta-feira, 25 de junho de 2009

Infografia: e lá no exterior?

Ao contrário do que se poderia imaginar, as experiências com infografia multimídia na mídia internacional não são tão superiores a sua utilização na mídia brasileira. Revistas e jornais de grande porte dedicam espaço em seus sites para os infográficos multimídia, mas sem abandonar o uso de infográficos estáticos, convencionais. Algumas experiências e inovações, entretanto, merecem destaque.

Jornal espanhol El Mundo: é um dos destaques em infografia multimídia. Em artigo de 2004, Steve Outing discorre sobre o Jornal El Mundo, e porque ele pode ser considerado o melhor produtor de infografias para internet. Ele aponta diversas características que fazem do jornal espanhol um dos melhores neste segmento, como ter uma equipe apenas para a criação, a rapidez com que criam e disponibilizam os infográficos, a dedicação a pesquisar e desenvolver novos modelos para a infografia e o trabalho conjunto (porém autônomo) com a equipe responsável pela infografia do jornal impresso, por exemplo.

Alberto Cairo destaca que o sucesso da infografia multimídia no El Mundo se deve ao fato deles trabalharem com templates (uma espécie de “pré-moldura” do infográfico), o que permite que seja dada mais atenção ao conteúdo dos infográficos, permitindo que eles sejam disponibilizados mais rapidamente. Ele diz também que é importante que a navegação no infográfico multimídia “faça sentido”, ou seja, que o usuário consiga entender os comandos utilizados na navegação, saiba onde clicar para ter determinadas informações, por exemplo.

Um exemplo clássico de como os infográficos do El Mundo trazem informação (e são feitos rapidamente) são os infográficos referentes ao atentado terrorista aos trens em Madri (11 de março de 2003). Os infográficos foram disponibilizados poucas horas após os atentados, e eram constantemente atualizados.

Alberto Cairo disse, no artigo acima, de 2004, que o tempo gasto para produzir um infográfico de boa qualidade reduziu bastante se comparado com quando começaram a investir em infografia multimídia, no ano 2000. Esse foi o caso do infográfico produzido sobre um tiroteio em Madri, que demorou apenas 4 horas para ser disponibilizado e um outro que demorou apenas 2 horas, que retratava um acidente, que além de tudo, faz uso da interação com mapas.

Infográficos mais elaborados, que aliam diversos recursos multimídias (o tópico “La Herencia, por exemplo, é uma espécie de jogo), demandam mais tempo para sua produção. É o caso do infográfico também produzido pelo Jornal El Mundo, sobre genética, no qual foram gastas 4 semanas até que fosse disponibilizado.

Time Magazine: O site da revista Time tem uma seção dedicada aos infográficos, que se localiza dentro do tópico “fotos” e agrega infográficos estáticos (reproduzindo os gráficos que saem na revista impressa) e interativos/multimídia.

Dos arquivos disponíveis no site, o primeiro infográfico multimídia data de outubro de 2004. É uma animação sobre o “funcionamento” de um vulcão.

Em 2007, no infográfico “One Day in America”, por outro lado, já integrou-se mapas, “gráficos de torre” e gráficos interativos, onde o usuário insere valores particulares e compara com a média norte-americana. O infográfico é mais interativo, dinâmico.

Infográficos e eleições: No post do dia 4 de junho, no blog Journalism Labs, os jornalistas da BBC comentaram a cobertura das eleições para o parlamento europeu, no começo do mês, e como eles fizeram para integrar TV e site. Uma tela sensível ao toque foi instalada nos estúdios de TV, e o apresentador utilizava o infográfico disponível no site para comentar as eleições. Os espectadores podiam ir eles mesmos ao site e explorar o infográfico, que explicava a constituição do parlamento, de acordo com os países e os partidos políticos. A estratégia de utilizar na TV um infográfico multimídia que pode ser acessado por qualquer usuário é nova, e, de acordo com a BBC, é um “teste” para a cobertura que pretendem fazer das próximas eleições gerais do Reino Unido.


Infográficos e economia: Os gráficos sempre foram muito utilizados para tratar de economia, seja em impressos ou na TV. O site do jornal USA Today, ao invés de disponibilizar uma página com diversos infográficos, criou um infográfico padrão, de acordo com um índice de medição econômica, e uma tabela de indicadores que influenciam no índice. O usuário pode analisar o primeiro gráfico ou explorar as variações de acordo com cada indicador.

Prêmio para infografia multimídia: A SND – Society for New Design é uma organização, criada em 1978, que reúne pessoas e empresas que fazem uso e se interessam por “jornalismo visual”. Todos os anos a SND organiza uma premiação que reconhece os melhores trabalhos em design multimídia, o SND.ies. O El Mundo sempre está entre os finalistas, mas é interessante observar a variedade de infográficos que concorrem e são classificados.


Grupo: Ana Paula Nunes , Débora Bravo,Gabriele Maciel, Mariana Andrade, Maristella Paiva e Mônica Bento - estudantes do 7º Período do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV.

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