sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reportagem Multimídia: A atuação do Zero Hora

Pertencente ao grupo RBS e visto como um dos jornais mais conhecidos da região sul do país, o Zero Hora já produz reportagens multimídias que são inseridas em seu site. Estas reportagens são colocadas em dois eixos, em um deles existe a produção de vídeos com fotografias e áudio, chamados de audioslides, e no outro há grandes reportagens com infográficos, vídeos, fotos, simulações e áudios, ou seja, há uma associação entre as várias linguagens midiáticas para o tratamento de um tema.

Nas reportagens do primeiro grupo não há um completo aproveitamento dos recursos oferecidos para a integração entre web e jornalismo, como exemplo destes pode-se encontrar em uma seção específica do site reportagens sobre esportes, sociedade e etc. Elas são constituídas por associação entre fotografia e áudio.

Já no segundo caso há a matéria sobre o hospital das clínicas de Porto Alegre, com o título de “O ciclo de vida no Clínicas”. A reportagem é estruturada como um portal, na página inicial se carrega um vídeo sobre a rotina no hospital, uma infografia que permite ao usuário navegar pelos setores do hospital (com uma vista de 360º do prédio do hospital), um menu com pdfs contando a história do hospital através de reportagens feitas pelo Zero Hora em tempos mais remotos , uma tabela com dados numéricos sobre as atividades do hospital e uma seção com as matérias recentes publicadas sobre o hospital.

O leitor pode utilizar qualquer um destes recursos para escolher a forma como deseja ver a notícia sendo contada, no entanto, o maior atrativo fica por conta do infográfico que permite a descoberta do hospital como se estivesse andando pelo prédio, além disso, há um link para a simulação de uma cirurgia, que também chama bastante a atenção.

A equipe utilizada para a confecção da reportagem é composta por repórteres, produtores de imagem (fotos e vídeo), arte finalista, produtor, programador e webdesigner. A presença dos dois últimos profissionais ressalta a importância da atuação do jornalista em parceria com as outras áreas para a produção deste tipo de material.

Assim como outros meios de comunicação o Zero Hora também se aproveita dos recursos web em outros setores, há, por exemplo, a criação de blogs para alguns colunistas e jornalistas, espaço para receber conteúdo enviado pelos leitores via web e interação entre leitores e o jornal via MSN e Google Talk (especialmente para o Hagah, que oferece informações turísticas, culturais ou de utilidade sobre as áreas cobertas pelo jornal).


Grupo:
Ana Maria Pereira
Bárbara Gergeheimer
Débora Antunes
Felipe Menicucci
Gianini Hartback
Manuella Resende
Talita Aquino
José Timóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário