sábado, 20 de junho de 2009

Jornalismo e Mapas - E lá no exterior?

A utilização de mapas como recurso do jornalismo é muito explorado no exterior.

O Washington Post, edição online do jornal diário americano The Washington Post, publicou um mapa após as eleições de 2008 para a presidência dos Estados Unidos que demarcava em cada município do país a margem de vitória de Barack Obama e de Jonh McCain. Os índices de vitória são representados por uma coluna que cresce na vertical em proporção ao número de vitórias.

Esse mapa era visualizado de três formas: somente com os índices de Obama, ou somente as vitórias de McCain, ou ainda, mesclando os índices de vitórias dos dois candidatos no mesmo mapa. As informações adicionais ao mapa são as legendas indicando que a cor vermelha no mapa corresponde a McCain e a azul representa Obama. No canto direito há a explicação de como é calculado o índice de vitória, que foi feito em cada município, subtraindo os votos perdidos dos votos ganhos, de cada candidato.

Índices combinados de Obama e McCain



O mesmo site também possui um mapa interativo de notícias, chamado Time Space, que permite navegação por notícias, fotos, vídeos e comentários de vários lugares do mundo. Ele é um mapa que está fixo no site e recebe constante atualização. No Time Space existe o recurso de uma linha do tempo de notícias passadas e através dela é possível customizar a busca de notícias, modificando o dia e a hora específica que o usuário deseja encontrar.

Informações mundiais mapeadas no horário delimitado



Já o site espanhol Elpais.com publicou um gráfico interativo sobre a gripe “suína”. A partir de um mapa do mundo, o Elpais indica os casos confirmados e as mortes causadas pela gripe A (H1N1). As bolas rosas representam a quantidade de casos confirmados da gripe “suína” e as bolas vermelhas mostram o número de mortos, em cada país. As bolas aparecem em vários tamanhos, quanto maior a bola maior o número de pessoas infectadas ou mortas com a gripe A. O gráfico também apresenta mais duas representações em multimídia, uma mostrando como o vírus H1N1 é transmitido de porco para porco, e outra mostrando como o vírus é transmitido para humanos.

Localidades mais atingidas pela doença



O Elpais também criou um gráfico interativo que retrata a partir de um mapa da rota do Air Bus A330-200 da Air France, desde a sua saída do Rio de Janeiro até o acidente, à 1500 km do ponto de partida. O gráfico tem uma linha do tempo com horários e comentários sobre o que aconteceu em cada hora indicada na linha. Ele ainda disponibiliza mais quatro tipos de informações em multimídia: simulação do acidente; a busca pelo Air Bus; as hipóteses da causa do acidente e dados gerais sobre o avião.

Rota e horários da tragédia da Air France

Ana Luiza Ferreira
Carolina Reis
Inês Amorim
Fernanda Mendes
Fernnda Torquato
Marcela Sia
Paula Resende
Samira Calais

Um comentário: