sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reportagem Multimídia: Os principais exemplos no exterior

O uso da reportagem multimídia (RM) já é recorrente nas páginas dos principais jornais do mundo. Nelas, são explorados em maior ou menor grau os conceitos próprios desse tipo de reportagem: interatividade, hipertextualidade, multimidialidade e memória.

A reportagem do The New York Times “The Debt Trap” (A armadilha do débito) explora bem os conceitos de interatividade e hiperatividade para tratar da onda de endividamentos de milhares de consumidores. O próprio usuário imprime seu ritmo de leitura, já que graças à hipertextualidade, na medida em que ele vai lendo algumas frases de efeito algumas palavras “saltam”, aparecendo opções de links “explore”. Ao clicar nessa opção, aparece o título e o formato da matéria a ser explorada. Na mesma matéria o recurso da interatividade também é bem utilizado. É oferecida ao usuário a possibilidade de comparar os seus gastos com os de outros americanos. A reportagem é rica em outros recursos como galeria de fotos e vídeos, caracterizando também a questão da multimidialidade.

Outro jornal que privilegia bastante o uso das reportagens multimídias é o El Pais. O jornal espanhol trabalha de modo significativo com a questão da memória, como por exemplo, no caso de uma reportagem em comemoração ao aniversário de 25 anos do jornal. Ela faz uma compilação dos grandes feitos de diversas áreas de conhecimentos realizados nesses 25 anos, dos principais personagens históricos, bem como das principais notícias veiculadas no jornal. O El Pais também mostrou um grande domínio da técnica de se fazer uma reportagem multimídia, o que possibilitou fazer uma reportagem sobre a conquista da Liga dos Campeões pelo Barcelona , com agilidade incrível. No mesmo dia da vitória, já estava disponível no site, uma vasta cobertura em que todos os recursos da RM eram explorados: infográficos, hipertextualidade, interatividade, áudio, vídeos, fotos, perfis, etc.O jornal argentino El Clarín dedica uma seção chamada Especiales as reportagens multimídias. As reportagens abordam temas variados e ganham um tratamento criativo sendo muito bem feitas e abusando de recursos, o que pode ser comprovado pelos vários prêmios já recebidos.

As reportagens multimídia são uma forte tendência, e devem ser cada vez mais utilizadas pelos jornais de modo a garantir abordagens mais diferenciadas e atrativas para o leitor.


Grupo:
Ana Maria Pereira
Bárbara Gergeheimer
Débora Antunes
Felipe Menicucci
Gianini Hartback
Manuella Resende
Talita Aquino
José Timóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário